Partimos do princípio que todas as crianças são capazes de aprender e que a
escola é o espaço da diversidade, onde todos são especiais e devem ser acolhidos
e respeitados, tendo sua cultura valorizada, devendo ser oportunizado a
aprendizagem das diferentes linguagens com diferentes estratégias.
Buscamos,
também, fazer uma escola pautada nas relações éticas, numa educação que não
discrimine e que promova o diálogo, a solidariedade, a cooperação, a tolerância,
a autonomia, o cuidado/respeito com o outro e o meio ambiente. Assim, os
princípios e as diretrizes que norteiam a ação e a proposta pedagógica da nossa
escola estão fundamentados na Proposta Curricular do Município, bem como, na
legislação em vigor. São eles:
I. igualdade de condições para o acesso e
permanência na escola: toda criança tem o direito de aprender, toda criança é
capaz de aprender independe de raça, cor, etnia, religião e/ou condição sócio
econômica; II. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o
pensamento, a arte e o saber;
III. respeito à liberdade e apreço à tolerância;
IV. gratuidade e laicidade do ensino público;
V. valorização do profissional da
educação escolar;
VI. gestão democrática;
VII. garantia de padrão de qualidade;
VIII. valorização da experiência extra-escolar, vinculando sempre que possível a
educação escolar e as práticas sociais;
IX. respeito e valorização da
diversidade cultural;
X. família e escola como parceiras no processo de ensino e
aprendizagem. Dessa forma, afirmar que todas as crianças têm o direito a
aprender significa considerar que todas, independente de raça, cor, etnia,
religião, condição social, física e/ou econômica tem o direito e a capacidade de
aprender.
Defender e ter como princípio uma escola inclusiva significa acolher,
organizar/reorganizar os tempos, espaços, conteúdos e estratégias escolares de
modo a garantir a aprendizagens de todos os(as) alunos(as). Saiba mais sobre
nossa proposta pedagógica.
Leia nosso Projeto Político Pedagógico (PPP).
Clique
em "PPP - 2024" para acessar o documento na íntegra...
PPP 2024
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