18 de abril de 2023






 Senhores Pais, Mães e/ou Responsáveis, boa noite!


Esperamos que todos(as) vocês estejam bem!


Nas últimas semanas temos vivido momentos de tensão e medo, devido aos últimos acontecimentos de violência dentro das unidades escolares.


Nosso coração dispara e/ou aperta quando imaginamos que algo ruim possa acontecer com nossos(as) filhos(as) e/ou alunos(as). 


Numa reação imediata, de defesa e de proteção, se pudéssemos, colocaríamos os nossos pequenos, aqueles que mais amamos, dentro de uma caixinha e guardaríamos num cofre, protegido de tudo e de todos.


Mas infelizmente ou felizmente não podemos fazer isso. Precisamos seguir em frente, com cuidado e com cautela, enfrentando juntos os desafios e os medos que nos cercam. 


Mais do que nunca, precisamos dar as mãos, estar juntos e fortalecer a parceria entre escola e família.


Enquanto escola, reforçamos/intensificamos as medidas de segurança, tais como: redobrar a atenção no controle de entrada e saída, intensificar o acompanhamento na identificação dos prestadores de serviço e reforçarmos a orientação aos funcionários para que fiquem atentos a qualquer movimentação suspeita.


A Secretaria Municipal de Segurança Pública, também disponibilizou, nesse momento, a Guarda Civil Municipal (GCM)  para o acompanhamento da entrada e saída dos(as) alunos(as).


Ainda que essas medidas sejam muito importantes, não podemos deixar ou transformar a escola num espaço de medo ou de desconfiança. 


A escola é e deve continuar a ser o espaço da vida, da integração, da aprendizagem, do diálogo e da alegria. 


Por isso, além das medidas de segurança, continuaremos a desenvolver atividades que estimulem o diálogo, a cooperação, o respeito, a solidariedade e a afetividade entre os(as) alunos(as) e funcionários(as). 


Precisamos, também, estreitar ainda mais o diálogo com vocês. Assim, nesse processo, temos que agir em conjunto, enquanto estamos atentos aqui na escola, precisamos que vocês estejam atentos em casa também:


Dessa forma:


  1. Olhem diariamente a mochila das crianças. Dentro da mochila só deve conter os materiais escolares: caderno, livro, lápis, borracha etc 


  1. Acompanhe o que seu(sua) filho(a) assiste e/ou joga na internet. Controle o tempo em que ele(a) fica em frente às telas. Troque o celular por um livro, um jogo, um brinquedo ou materiais que eles(as) possam criar/inventar brincadeiras.


  1. Converse com seu(sua) filho(a) pergunte como foi seu dia, não importa quanto tempo tenha para ficar com ele(a), se faça presente na rotina dele(a) diariamente.


  1. Mandem as crianças com uniforme para a escola, todos os dias, isso nos ajuda a identificar os estudantes.


  1. Na hora da entrada da escola acompanhe sua criança até o portão principal. Do portão em diante, as crianças vão sozinhas para a sala de aula, elas já conhecem o espaço da escola e seus professores estão na sala de aula aguardando. Utilizem a agenda para conversar com os professores. Caso queiram conversar pessoalmente, marquem um horário via agenda e/ou com a equipe gestora. 


  1. Na hora da saída da escola não se atrase! Retire seu(sua) filho(a) às 11h50 (período da manhã) ou 17h50 (período da tarde), o portão já abre nesse horário, para que cada família possa retirar suas crianças, em segurança, na sala de aula, junto com o(a) professor(a) responsável. Por favor, evite atrasos!


São medidas simples, mas super importantes para passarmos por esse momento juntos e tentarmos resolver essa situação da melhor forma possível. 


Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos e/ou sugestões.


Um forte abraço!


Equipe Gestora EMEB Profº Florestan Fernandes

18/04/2023


0 comentários:

Postar um comentário

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Mural

Mural

Complementação Pedagógica

Venha nos visitar...

Venha nos visitar...

Passaram por aqui...

Seguidores