Partimos do princípio que todas as crianças são capazes de aprender e que a escola é o espaço da diversidade, onde todos são especiais e devem ser acolhidos e respeitados, tendo sua cultura valorizada, devendo ser oportunizado a aprendizagem das diferentes linguagens com diferentes estratégias.
Buscamos, também, fazer uma escola pautada nas relações éticas, numa educação que não discrimine e que promova o diálogo, a solidariedade, a cooperação, a tolerância, a autonomia, o cuidado/respeito com o outro e o meio ambiente.
Assim, os princípios e as diretrizes que norteiam a ação e a proposta pedagógica da nossa escola estão fundamentados na Proposta Curricular do Município, bem como, na legislação em vigor. São eles:
I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola: toda criança tem o direito de aprender, toda criança é capaz de aprender independe de raça, cor, etnia, religião e/ou condição sócio econômica;
II. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III. respeito à liberdade e apreço à tolerância;
IV. gratuidade e laicidade do ensino público;
V. valorização do profissional da educação escolar;
VI. gestão democrática;
VII. garantia de padrão de qualidade;
VIII. valorização da experiência extra-escolar, vinculando sempre que possível a educação escolar e as práticas sociais;
IX. respeito e valorização da diversidade cultural;
X. família e escola como parceiras no processo de ensino e aprendizagem.
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