Dando continuidade ao plano formativo definido para 2018, que tem como objetivo discutir a organização do currículo por meio de projetos tendo como eixo norteador as questões do território, em julho realizamos três encontros com a temática "Referências Culturais, um exercício de inventário dos referencias culturais com educadores da EMEB Prof Florestan Fernandes". Essa atividade foi realizada em parceria com o Núcelo de Avaliação Institucional da Faculdade de Educação da USP (NAI/FEUSP). O monitor João e os estagiários Laura e Leonardo contribuiram e muito para a reflexão sobre o conceito de cultura e o mapeamento das referências culturais do território. Atividade que propiciou que os educadores conhecessem diferentes locais do território e em seguida debatessem sobre os mesmos. Foi uma atividade muito interessante e importante para subsidiar o trabalho desenvolvido na escola.
"No que se a prática educativa, é preciso considerar o patrimônio cultural como tema transversal, interdsiciplinar e/ou transdicisplinar, ato essencial ao processo educativo para potencializar os usos dos espaços públicos e comunitários como espaços formativos". (Florêncio, Sonia In "Educação Patrimonio: um processo de mediação, 2011)
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